11 PERGUNTAS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA


(Texto traduzido e adaptado, de autoria do psiquiatra americano Frank S. Caprio)

Já lhe ocorreu alguma vez perguntar a si mesmo:
  1. Que espécie de pessoa sou eu?
  2. Por que penso e me comporto assim?
  3. Quais as minhas qualidades obscuras, fraquezas e deficiências de personalidade que deixo de reconhecer ou recuso enxergar em mim mesmo?
  4. De que modo é minha saúde afetada pelas frustrações emocionais da vida diária?
  5. Possuo um senso de valores distorcido?
  6. Sou imaturo nas minhas atitudes com relação a sexo, amor, pessoas e à vida em geral?
  7. Quais as motivações subconscientes que permanecem atrás dos meus preconceitos e aversões?
  8. Sou egoísta demais ou supersensível?
  9. Costumo culpar os outros pelos meus próprios fracassos?
  10. Procuro levar avante um desejo sincero de crescer e progredir?
  11. Qual o meu objetivo, o meu propósito, a minha finalidade de vida?
Se suas respostas forem honestas, você poderá descobrir a razão para muitas de suas dificuldades.
o que a psicoterapia pode fazer por você?
A psicoterapia tem por objetivo auxiliar você a se autoajudar, levando-o a resolver sabiamente seus problemas pessoais, a descobrir os motivos que precedem seu comportamento, a equilibrar a energia seus neurônios, a tornar-se dono das suas emoções, a aumentar sua eficiência e autoestima e, a gozar sua vida integralmente e com qualidade de vida.
Em muitos casos é creditada ao psicoterapeuta a cura de seu paciente, quando na realidade é o paciente quem cura a si próprio. O terapeuta age como conselheiro, professor e facilitador, possibilitando ao cliente aperfeiçoar seu autoentendimento. Sem a cooperação do paciente a cura não pode ser realizada.
Já pensou que se você aplicar um pouco do seu tempo na análise das próprias faltas e corrigi-las, utilizando as vantagens da psicoterapia, você se tornaria uma pessoa completamente nova?
Lembrando que a vontade de ser ajudado é a metade da batalha a ser vencida. Se você desenvolve o desejo de ser ajudado, se enxerga a necessidade de entender a si mesmo, se quer dar início a uma reforma íntima e bastante pessoal, bem como se você faz esforço num determinado sentido de modificar-se para melhor, seus dias futuros se tornarão mais do que compensadores.
Para isso é necessário que não haja resistência de sua parte em modificar sua maneira pré-estabelecida de pensar; é preciso que você seja receptível a sugestões construtivas do terapeuta.

Portanto, pense seriamente na necessidade de investir seu tempo e dinheiro na pessoa mais importante de sua existência: VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096