ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT) É BOM?

ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT) É BOM?
✅ O nome técnico do procedimento médico é eletroconvulsoterapia (ECT), ou seja, uma terapia baseada na ocorrência de convulsões controladas induzidas por um aparelho elétrico. Não existe no momento presente da Psiquiatria nenhuma terapia em que se dê choque em uma pessoa acordada com finalidades terapêuticas.
.
✅Todo ECT é realizado com paciente inconsciente após procedimento anestésico e em ambiente hospitalar.
.
✅ O mau uso destes aparelhos no passado deve levar a reflexões sobre como os seres humanos se utilizaram de instrumentos benéficos para a Medicina também para torturar.
.
✅ Nize da Silveira foi uma Psiquiatra que por não ter conhecimentos suficientes em Neurociências e Neurobiologia optou por criticar procedimentos de vanguarda da sua época (como o ECT) e contribuiu para manter, naquele momento, pacientes psicóticos com sintomas cronificados.
.
✅ O aparelho de ECT usa uma corrente elétrica de 100 joules por dois ou três segundos sob anestesia no sistema nervoso auxiliando na ressincronização do funcionamento cerebral e no retorno à vida de um paciente deprimido, mas as pessoas consideram tortura. Uma desfibrilação cardíaca libera 360 joules no coração sem anestesia para fazer o coração bater novamente e não é tortura!
.
✅Uma mulher gestante com ideação suicida grave ou com um transtorno psicótico qualquer tem muito mais segurança usando o ECT do que recebendo antipsicóticos diariamente.
.
✅ Para quem NÃO está gravemente deprimido sem conseguir ir trabalhar ou pra quem NÃO tem um irmão em surto psicótico fora da realidade é fácil criticar um procedimento que não vai interferir em nada com a sua própria vida ou de quem se ama.
.
Antes de compartilhar preconceito disfarçado de engajamento, leia, estude e se informe!
.
https://www.sane.org/mental-health-and-illness/facts-and-guides/electroconvulsive-therapy-ect
.
#ect #eletroconvulsoterapia #depressão #suicídio #ipq #usp #bipolaridade #psiquiatria #psicologia #drdiegotavarespsiquiatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096