Transtorno de Personalidade Anti-Social ou Sociopatia, ou como é conhecido vulgarmente: Psicopatia


Por Fernando Vieira Filho (1)

Hoje à tarde, desfrutando do feriado de sete de setembro ao lado de amigos, no terraço de um prédio na Avenida Paulista, pude observar, lá de cima, uma passeata contra a corrupção e, tendo em vista que, a meu ver, a corrupção nos meios políticos é um comportamento Anti-Social, resolvi pesquisar e escrever este texto e estudo sobre esse transtorno que afeta, de forma direta ou indireta, todo ser humano em nosso Planeta.

O CID.10 (Classificação Internacional de Doenças, da OMS) considera a Personalidade Anti-Social como sinônimo de Transtorno Amoral da Personalidade, Transtorno Associal da Personalidade, Personalidade Psicopática ou Sociopatia.

Como perceber esse transtorno em uma pessoa, observando que ele pode se manifestar desde a infância: - Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente.
- Estabelece relacionamentos com facilidade, é envolvente, fala daquilo que seu interlocutor “quer ouvir”, principalmente quando é do seu interesse.
- Baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas, principalmente quando é surpreendido ou descoberto em pequenos ou grandes delitos.
- Incapacidade de assumir culpa ou se responsabilizar pelo que fez de errado, ou de aprender com as punições.
- Tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos - geralmente, tem uma inteligência acima da média -, porém, improváveis.
- Possui um egocentrismo exageradamente patológico.
- Emoções superficiais, teatrais e falsas.
- Falta de empatia com outros seres humanos, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
- Sente prazer em maltratar animais.
- Uma pessoa geralmente cínica, incapaz de manter uma relação leal e duradoura, manipuladora e incapaz de amar.
- É exageradamente mentirosa, sem constrangimento ou vergonha, subestima a insensatez das mentiras, rouba, abusa, trapaceia, manipula dolosamente seus familiares e parentes, coloca em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca é capaz de se corrigir.

Enfim, esse conjunto de características faz com que o sociopata seja incapaz de aprender com a punição ou incapaz de modificar suas atitudes.

Quando o sociopata descobre que seu teatro já está descoberto, ele é capaz de dar a falsa impressão de arrependimento, falseia dizendo que mudará "daqui para frente", mas nunca será capaz de suprimir sua índole maldosa. Não obstante, ele é artista na capacidade de disfarçar, de forma inteligente, suas características de personalidade.

Na vida social, o sociopata costuma ter um charme convincente e simpático para as outras pessoas e, não raramente, tem uma inteligência normal ou acima da média.

Devido ao fato de os sociopatas não demonstrarem sintomas como uma doença mental qualquer, na década de 60 o movimento norte-americano chamado anti-psiquiatria recomendou que os sociopatas fossem excluídos das classificações psiquiátricas. Dizia-se, na época, que a alteração do sociopata era de natureza moral e ética e, para problemas éticos, as soluções tinham que ser éticas (cadeia), e não médicas.

A teatralidade e manipulação social dos sociopatas é tão convincente que poucas pessoas, após algum contato duradouro com eles, são capazes de imaginar o seu lado negro, mau e perverso. Esses atributos os sociopatas podem esconder durante toda vida. Vítimas fatais de sociopatas violentos percebem seu verdadeiro lado apenas alguns momentos antes de sua morte.

Como a psiquiatria e psicologia não têm uma avaliação unicamente binária da situação, como o ortopedista que considera um braço quebrado ou não quebrado, a sociopatia tem várias gradações, desde os socialmente perniciosos, passando pelas personalidades odiosas, até criminosos brutais do tipo “Maníaco do Parque".

Normalmente, os sociopatas não têm o tipo mais comum de comportamento agressivo explícito das pessoas comuns. Eles costumam dissimular perfeitamente a intenção agressiva e violenta, atendo-se à intimidade doméstica ou agindo sorrateiramente. Trata-se, de fato, de uma agressão predatória, fria e bem planejada, intencional e pouco emocional.

Muitas personalidades conhecidas no campo da política, da polícia, das finanças e do mundo corporativo podem portar o caráter sociopático. Felizmente, apenas uma pequena parte dos sociopatas se transforma em criminosos violentos, estupradores e assassinos seriais.

Parece haver um amplo consenso entre os profissionais da saúde mental que a sociopatia é intratável.

Vejamos o que diz a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva em seu livro Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado - “Sem conteúdo emocional em seus pensamentos e em suas ações, os psicopatas são incapazes de considerar os sentimentos do outro em suas relações e de se arrepender por seus atos imorais ou antiéticos. Dessa forma, não aprendem por meio de experiência e por isso são intratáveis do ponto de vista da ressocialização”

A escala de valores do sociopata é tão precária (ou inexistente) que ele próprio se considera predador social e, geralmente, sente expressivo orgulho disto.

Todos os dias, nas novelas, vemos personagens sociopatas; assim como podemos encontrá-los atuando através de ações corruptas e antiéticas nos noticiários de TV, jornais e revistas. O mais lamentável disso tudo é que as mídias, de forma geral, costumam dar notoriedade justamente para esses predadores, através das capas das revistas, das manchetes dos jornais e da repetitiva exposição televisiva.

Portanto, caro leitor, é fundamental se proteger desses "lobos" travestidos de "ovelhas". Como? A melhor maneira é saber dizer "não!", de forma assertiva e sem culpa. Eles detestam escutar um não, e, nessa hora, costumam se colocar na posição de vítimas. Dessa forma, esteja atento: Cuide-se e dedique a essas pessoas suas preces. Como ensinou o pastor e escritor norte-americano Dr. Norman Vincent Peale, quando você se deparar com qualquer pessoa complicada e difícil, imagine a figura de Jesus Cristo ao lado dessa pessoa e procure vibrar com sentimento de compaixão.

Quanto ao psicopata consciente de seu drama existencial, sugiro que procure um profissional de saúde mental habilitado, para auxiliá-lo com medicamentos e psicoterapia adequada. Junto a isso, é fundamental que cultive religiosidade, seja em que religião for, lembrando que a mudança é um evento pessoal e intransferível.


¹Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor. Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.


É autor dos E-Books:
                                                                                                                        PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.                                            
PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis. 
                                                                                                                                             SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

Contato: (55 34) 9 9972 4096 (WhatsApp)


Fontes:

DSM.IV, CID.10

SHINE. Kiyoshi S. Psicopatia - São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

SILVA. Ana B. B. Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado - Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

BECK, Aaron. Terapia Cognitivista dos Transtornos da Personalidade - Belo Horizonte: Artmed, 2005.

5 comentários:

  1. Eu fui casada com um.me dizia tudo o que queria ouvir sempre.Se comportava na minha frente e de seus familiares e amigos como um caráter exemplar.Tinha outra vida por trás dessa capa de mentira.Saía com prostitutas,usava drogas e álcool.Quando foi descoberto negou tudo,jurava ,chorava .quando descobri foi embora,na maior cara de pau,como se nunca tivesse sentido nada por ninguém.na verdade ,só amava a ele mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um drama. Mas para se defender deste lobão e de outros que poderão aparecer em sua vida, aprenda a dizer NÃO, quando for não. Os psicopatas detestam escutar um não.
      P.S. não tente desmascará-lo ou processá-lo, eles sempre conseguem inverter o "jogo". Todo cuidado é pouco. Eles não são seres humanos, como nós.
      Um forte abraço
      Fernando vieira Fiho - Autor do blog.

      Excluir
    2. Psicopatas não são lobos, lobos caçam em bando.

      Excluir
  2. Pelo q eu estudei os psicopatas tem todas as características de pessoas com transtorno antissocial mas nem todo antissocial é psicopata qual a diferença?

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa tem um comportamento que se encaixa perfeitamente no de um psicopata e promiscua mentirosa ja perdeua quarda dos filhos que teve de um outro relacionamento de 3 eu sofri muito ate descobrir essa doenca eu me culpava e tentava ser um marido melhor descobri que ela deve muito dinheiro xontas do dia a dia que eu mergulhado no trabalho dava a ela o dinheiro pra pagar mas ela usava com outras coisas descobri de uma vez 4 casos dela xom uns homens feios velhos acabados fiquei muito mal mas ela super dissimulada nao aceita se separar e ameacao acabar com a vida das minhas duas filhas que tive com ela tento conviver mas to completamente destruido tive ate ist ou dst por causa da promiscuidade dela ja passei todo tipo de horror e humilhacao e pra completat ela engravidou denovo eu acho que so se eu morrer me livro dessa mulher queria saber se alquem pode me ajudar com uma orientacao emersonthesseus@hotmail.com por favor

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096