O ÁLCOOL, O CIGARRO, A MACONHA E O CORONAVÍRUS





O uso da bebida alcoólica, do cigarro e de drogas fumadas (maconha) já coloca a pessoa no grupo de risco da COVID-19.

Grande parte das pessoas acham que as bebidas alcoólicas só afetam o fígado, pâncreas, sistema nervoso central. Entretanto, estudos¹ mostram que consumo de álcool pode ser um fator etiológico na incidência de pneumonia, pelo fato do álcool deprimir os mecanismos de defesa (imunológicos) do sistema respiratório (diminuindo a motilidade dos cílios que revestem as vias aéreas), resultando em uma maior suscetibilidade em caso de infecção pelo Novo Corona vírus. Isso para indivíduos que consumem entre 60 e 120 g de álcool puro diariamente (veja abaixo ²).

Já para o cigarro³ - de tabaco ou de maconha -, os estudos de muitos anos provaram que esta dupla causa uma devastação no trato pulmonar, pelos produtos químicos tóxicos que contém - arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas em veneno para matar rato, além da nicotina, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína e alcatrão (para auxiliar a combustão).

Assim sendo, as pessoas que fazem o uso diário e compulsivo de álcool, tabaco e maconha, caso contraiam a COVID-19, terão grandes dificuldades na luta pela vida, devido ao comprometimento do sistema imunológico pelo uso destas substâncias toxicas, já amplamente estudas pela ciência médica.

Aos usuários destas substâncias é sempre bom lembrar – existe tratamento – com começo, meio e fim.  O tratamento é multidisciplinar, através de medicação adequada, psicoterapia direcionada e o desenvolvimento da espiritualidade – que é uma busca para o sentido da vida frente a um Ser Maior.

Portanto, ame-se! Cuide-se! E lembre-se de usar os equipamentos de segurança na prevenção do contágio!

1. Samokhvalov AV, Irving HM, Rehm J. - Alcohol consumption as a risk factor for pneumonia: a systematic review and meta-analysis.
J. R. Albuquerque Fortes. – Alcoolismo – Sarvier Editora.
2. Uma dose-padrão de bebida alcoólica (350 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 50 ml de destilado) equivale, aproximadamente, a 12 g de álcool puro.
3. Carlos Alberto de Assis Viegas – Tabagismo – Do diagnóstico à Saúde Pública – Editora Atheneu.
4. Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.
E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books:                                                                                                                        PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.                                            
PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.                                                                                                                                              
SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096