CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIVULGA

CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIVULGA

Por Fernando Vieira Filho¹

Nos dias atuais, é lamentável observar a disseminação de informações exageradas e fantasiosas tanto nas plataformas de internet, televisão quanto nos meios impressos, como jornais e revistas. Este cenário caótico de notícias tem levado pessoas de todas as classes sociais e culturais a mergulharem em um verdadeiro "pântano" de medo, dúvida, adoecimento e desinformação. O resultado desse tumulto noticioso é um aumento significativo nos transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade, pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Diante desse panorama preocupante, faço um apelo aos jornalistas, formadores de opinião, youtubers e demais integrantes da classe dos chamados "digital influencers". Em nome da compaixão pela humanidade, é crucial que direcionem suas carreiras profissionais com base em uma recomendação antiga, mas sempre atual, do filósofo grego Sócrates (469 A.C - 399 A.C). Ele nos alerta a submeter qualquer notícia ou informação a três crivos essenciais: o da verdade, o da bondade e o da utilidade.

Analisando esses critérios fundamentais:

A Verdade: Realizar uma investigação cuidadosa da fonte e da origem da informação para assegurar sua veracidade e honestidade.

A Bondade: Avaliar se a informação contribuirá para o bem-estar e a felicidade das pessoas, promovendo saúde e alegria na convivência cotidiana.

A Utilidade: Considerar se a informação será benéfica para o mundo, a sociedade e a vida econômica e cultural das pessoas.

É imperativo lembrar que vivemos em um universo regido por leis, entre elas a intrigante Lei de Causa e Efeito, também conhecida como "Plantar e Colher". Aqueles que semeiam tempestades colhem os resultados de suas ações. Quem planta sofrimento e dor colhe as consequências. Quem dissemina mentiras e medo colhe os frutos dessas semeaduras.

Portanto, insto a todos a terem cautela com as palavras que proferem e as mensagens que compartilham. A vida funciona como um eco, tudo o que é emitido retorna de alguma forma. Sejamos responsáveis pelo que plantamos, conscientes de que cada palavra e ação têm impacto, criando um ciclo que, eventualmente, retorna a nós.

¹ Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor. 
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096