FLORAIS DE BACH E SEU MODO DE AÇÃO NO SER HUMANO


Podemos entender o corpo humano em três partes: a física (somática), extra-física (alma) e emocional (espiritual) e todas interagem de forma perfeita. E ao contrário da medicina e da psicologia ocidental moderna, que tem seu "modus operandi" dentro dos padrões cartesianos, que divide ser humano em "pedaços" para tratá-los de forma distinta um do outro, a Medicina e Psicoterapia Holísticas tratam o ser humano como um todo,  sem separá-lo em "partes" distintas. Sem dissociar corpo e alma.

Na alopatia clássica, o remédio químico ou fitoterápico, atinge especificamente o corpo físico (somático). Por exemplo: uma pessoa bate o martelo no dedo, toma um analgésico e a dor física diminui ou fica mascarada por algum espaço de tempo.

Na homeopatia, o alvo a ser atingido é mais sutil, o tratamento age no perispírito, na alma, no corpo extra-físico, que é à imagem e semelhança do corpo físico, embora mais sutil. Este,  entrando em equilíbrio e harmonização, leva ao corpo somático (físico) seus efeitos de cura e harmonização.

Na terapia com Florais de Bach,  a ação terapêutica é mais quintessenciada, ela age no "corpo" emocional, no espírito, substituindo as emoções negativas pelas positivas. Harmonizando as emoções, o efeito benéfico atingirá o corpo físico naturalmente, trazendo a este uma harmonia física e mental. 
As três formas de terapia - a alopática (medicina tradicional), a homeopática e floral - podem ser utilizadas juntas pois como agem em dimensões distintas do corpo, interagem entre si (sem interferência na ação de cada composto) de forma espetacular e extremamente sinérgica, sendo benéficas em qualquer tratamento de saúde - física ou mental. 
Fernando Vieira Filho é psicoterapeuta, é especialista em Terapia com Florais de Bach e autor do livro - Cure suas Mágoas e Seja Feliz! - Barany Editora - São Paulo 2012
(55 11) 99684-0463 (São Paulo e Brasil)
(55 34)  3077-2721  (Uberaba)

Um comentário:

  1. Estou usando Florais de Bach há cerca de 1 mês e estou tendo um ótimo resultado. Meu tratamento de alopatia está se resumindo num ansiolítico à noite. já estou entrando na fase de desmame. Retornei às minhas atividades físicas (Muay Thai) e estou fazendo um tratamento espiritual no Centro Espirita(onde fui "recrutado" , rsrs, a participar das atividades atividades da casa, a princípio, e, posteriormente trabalhar a mediunidade). É gratificante.
    Como você bem explicou é um mix de coisas que nos ajudam, tanto para o corpo, mente, emoção e espírito.
    Endosso sua análise por experiência própria.
    Não tenho muito hábito de ler, mas vou ler seu livro. Tenho certeza que será uma experiência fantástica.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096