CUIDADO COM O QUE VOCÊ DIVULGA



Por Fernando Vieira Filho¹

Nos dias de hoje temos visto, com muito pesar, tanto nas mídias de internet, televisivas quanto nas escritas (jornais e revistas), informações e notícias exageradas, fantasiosas - para não dizer falsas. Com todo esse burburinho noticioso caótico, as pessoas, sem distinção socioeconômica ou cultural, estão se afundando num verdadeiro “pântano” de medo, dúvida, adoecimento e muita desinformação, o que tem levado ao aumento exponencial de transtornos mentais como a depressão, a ansiedade, o pânico e o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo).

Portanto, peço aos jornalistas que se lembrem de seu juramento de colação de grau², formadores de opinião, youtubers e toda essa classe dos chamados “digital influencers” que, por compaixão pela Humanidade, comecem a pautar suas vidas profissionais dentro de uma recomendação feita pelo filosofo grego Sócrates (469 A.C-399 A.C), nos alertando que, ao darmos uma notícia ou informação, devemos passar, antes, por três crivos: o da verdade, o da bondade e o da utilidade.

Analisando os três crivos ou critérios:

1º - A verdade – Pesquisar a fonte e a origem da informação se é real e honesta.

2ª - A bondade – Se a informação fará um bem, uma diferença positiva na vida das pessoas, se trará saúde e alegria para a vida em comum.

3ª - A utilidade – Se será de alguma utilidade para o mundo, para a sociedade, para a vida econômica e cultural das pessoas.

É preciso lembrar que vivemos em um Universo que é regido por Leis, e dentre elas está uma bem interessante - a Lei de Causa e Efeito, conhecida popularmente como o “Plantar e Colher”. Quem planta tempestade colhe... Quem planta sofrimento e dor colhe... Quem planta mentira e medo colhe...

Portanto, cuidado com o que sai de sua boca e dos dedos que digitam.  A vida é um eco, tudo que vai, volta.

 

² Juramento dos jornalistas na colação de grau: “Prometo, no exercício da profissão de jornalista, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação e empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade. Prometo, ainda, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação. Assim nós prometemos.”

 

¹ Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:                                                                                                                        PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.                                            PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096