4 DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE E O PÂNICO


Por Fernando Vieira Filho¹

A causa da ansiedade são os pensamentos negativos. As crises começam de forma sutil até dominar a pessoa completamente.

Vem com sintomas físicos, como a taquicardia, tremores, visão embaralhada, enjoos e tonturas, sensação de que o chão foi tirado debaixo dos pés. As pessoas podem levar uns 3 dias para se recuperar da crise.

Uma medicação adequada e bem prescrita pode ajudar a amenizar os sintomas, apenas os sintomas, mas não a causa do problema. É preciso mudar a relação com os pensamentos negativos e ansiosos. É preciso assumir e controlar a ansiedade, diluir os medos, que são muitos.

Pelas práticas e treinos mentais é possível perceber os nossos pensamentos e observar nossas emoções e muda-los. Com isso acomodar nossos pensamentos um pouco melhor em nossas mentes, com aceitação e amorosidade.

É muito importante o exercício da aceitação, porque a primeira reação quando se tem uma crise de ansiedade, é que, as pessoas se debatem contra a crise em si, ela não aceita o problema.

Pesquisas mostram que a prática da meditação e da reprogramação do pensamento, técnicas que exercitam o aqui e agora, são extremamente efetivas para reduzir a ansiedade. Por meio de treinos muito simples que focam na auto-observação dos pensamentos, das emoções e sensações físicas, sem o elemento do julgamento que fazemos. É possível fortalecer a nossa habilidade de observar, sem nos identificarmos com esses pensamentos.

O problema é que sempre achamos que somos nossos pensamentos negativos, mas acredite, não somos eles.

1ª dica:

Investigue-se.

Quando você estiver na iminência de sentir um medo incontrolável ou uma crise faça-se 2 perguntas: o que está acontecendo é real? Mentalize a seguinte frase: Meus pensamentos não são fatos, são temporários – repita isso quantas vezes forem necessárias, foque só nesta frase. E lembre-se que a vida só acontece no aqui e ano agora.

2ª dica:

Fazer um exercício de respiração:

Foque apenas em expirar e inspirar, conte de 5 a 0, tire a atenção das sensações físicas, como taquicardia etc. Observe apenas o ar entrando e saindo do pulmão e no som da respiração. Este procedimento já melhora o quadro bastante.

 

3ª dica:

Fazer uma técnica que ancore o pensamento no aqui e agora, no presente.

Portanto você sentiu que vai ter uma crise, racionalize que seus pensamentos não são reais, respire profundamente, pare, se imobilize, conte de 0 a 5 e expire e inspire profunda e pacientemente e, em seguida, coloque sua atenção no seu entorno, olhe em volta e coloque seu foco na primeira coisa que ver, veja a forma, as cores, sem julgar, apenas observe as coisas e permaneça com sua atenção nisso por 1 minuto, a seguir, fique atento aos sons que ouve, preste muita atenção no som mais baixo que escutar. Na sequência, preste atenção aos cheiros, quantos odores diferentes você sente? Fique atento a eles, sem julgá-los se são bons ou ruins. Em seguida, você vai estimular o seu tato, abaixe-se de cócoras e toque o chão com a ponta dos dedos, com os olhos fechados, perceba as diferentes sensações táteis e tente descrevê-las sem julgar se você gosta delas ou não.

Exemplo de outra técnica de ancoragem - a técnica do relógio ao contrário.

 

4ª dica:

Técnica do afastamento da nuvem negra.

Fique imóvel em pé e sinta como seu corpo está sobre o chão, sinta o peso dele sobre o chão, em seguida, tente ver onde a sensação de ansiedade está localizada em seu corpo. Em que parte do corpo você sente a ansiedade, é no estomago? No peito? Na garganta? Na cabeça? Onde está?

Gentilmente aceite que a sensação ansiosa esteja lá, não relute, não brigue com ela, apenas sinta e aceite. Em seguida, imagine que esta sensação é uma nuvem negra dentro de você, então inspire profundamente e quando expirar, imagine que o ar saindo do pulmão é a nuvem negra sendo expelida por você, sopre ela para bem longe. Na sequência, visualize esta nuvem escura se formando fora de você, acima de sua cabeça, veja ela indo embora, sendo levada pelo vento para longe de você e se desfazendo no horizonte.

 

¹ Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.

Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.

E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.

É autor dos E-Books:                                                                                                                       

PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096