DIFERENÇA ENTRE A PSICOSE E A PSICOPATIA




Por Fernando Vieira Filho (1)

Muitas pessoas acreditam que o psicopata é um psicótico (pessoa que apresenta um sofrimento mental). Talvez esta, seja uma dúvida que muitos tem, vou tentar esclarecer.

A psicose é uma distonia mental, ou seja, um estado anormal de funcionamento psíquico. O aspecto central da psicose é a perda do contato com a realidade, dependendo da intensidade da psicose. Num dado momento a perda será de maior ou menor intensidade. Os psicóticos quando não estão em crise, zelam pelo seu bem estar, alimentam-se, evitam machucar-se, têm interesse sexual, estabelecem contato com pessoas reais. Isto tudo é indício da existência de um relacionamento com o mundo real. A psicose propriamente dita começa a partir do ponto em que o paciente relaciona-se com objetos e coisas que não existem no nosso mundo. Por exemplo, a tristeza e a alegria assemelham-se à depressão e a mania, a dificuldade de recordar ou de aprender estão relacionada à demência e ao retardo mental, o medo e a ansiedade perante situações corriqueiras têm relações com os transtornos fóbicos e de ansiedade. Da mesma forma, outros transtornos mentais podem ser imaginados a partir de experiências pessoais. No caso da psicose não há comparações.

Já a psicopatia ou mais tecnicamente, Personalidade Psicopática ou Sociopatia (segundo o CID.10. - Classificação Internacional de Doenças, da OMS), não é uma doença mental pois não demonstram qualquer sintoma para tal.

Nos anos 60, o movimento norteamericano chamado anti-psiquiatria recomendou que os psicopatas fossem excluídos das classificações psiquiátricas. Dizia-se, na época, que a alteração do psicopata era de natureza moral e ética e, para problemas éticos, as soluções tinham que ser éticas (reclusão, encarceramento etc.), e não médicas. Há um amplo consenso entre profissionais de saúde mental que a sociopatia é intratável. Ao contrário da psicose, que é tratada com medicamentos adequados e psicoterapia própria para cada caso.

Como perceber a psicopatia em uma pessoa, observando que ela pode se manifestar desde a infância:

- Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente.
- Estabelece relacionamentos com facilidade, é envolvente, fala daquilo que seu interlocutor “quer ouvir”, principalmente quando é do seu interesse.
- Baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas, principalmente quando é surpreendido ou descoberto em pequenos ou grandes delitos.
- Incapacidade de assumir culpa ou se responsabilizar pelo que fez de errado, ou de aprender com as punições.
- Tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos - geralmente, tem uma inteligência acima da média -, porém, improváveis.
- Possui um egocentrismo exacerbado.
- Emoções superficiais, teatrais e falsas.
- Falta de empatia com outros seres humanos, ausência de sentimentos de remorso e de culpa em relação ao seu comportamento.
- Sente prazer em maltratar animais.
- Uma pessoa geralmente cínica, incapaz de manter uma relação leal e duradoura, manipuladora e incapaz de amar.
- É exageradamente mentirosa, sem constrangimento ou vergonha, subestima a insensatez das mentiras, rouba, abusa, trapaceia, manipula dolosamente seus familiares e parentes, coloca em risco a vida de outras pessoas e, decididamente, nunca é capaz de se corrigir.

Assim, muitos que estão integrados no meio político, nas polícias estaduais, nas forças armadas, no meio financeiro e no mundo corporativo, podem portar o caráter sociopático. Felizmente, apenas uma pequena parte dos sociopatas se transforma em criminosos violentos, estupradores e assassinos seriais.

Portanto, o psicótico e o psicopata, são entidades bem distintas.

Existem estudos muito sérios, que mostram que existe uma “alteração” no sistema límbico do psicopata. Segundo a psiquiatra carioca, Dra. Ana Beatriz Barbosa, autora do livro – Mentes Perigosas - os psicopatas nascem com um cérebro diferente. Os seres humanos têm no chamado sistema límbico, uma estrutura cerebral que é responsável por nossas emoções. É uma espécie de central emocional, o coração da mente.

Em 2000, dois brasileiros, o neurologista Ricardo Oliveira e o neurorradiologista Jorge Moll, descobriram uma prova consistente dessa diferença no cérebro do psicopata, por meio da chamada ressonância magnética funcional, que mostra como o cérebro funciona de acordo com diferentes atividades. Nesse exame, mostraram imagens boas (belezas naturais, cenas de alegria) e outras chocantes (morte, sangue, violência, crianças maltratadas). Nas pessoas normais, o sistema límbico reagia de forma diversa, com alterações significativas, de acordo com as imagens vistas. Nos psicopatas, não havia diferença, mantinha-se inalterado, sem reações.

Assim, ficou provado que o sistema límbico dos psicopatas, simplesmente não funciona. O pôr do sol ou uma criança sendo espancada, não geram reações. Da mesma forma, não há repercussão no corpo. Eles não têm taquicardia, não suam de nervosos. Enfim, não apresentam reações físicas diante de visões chocantes ou belas.


(1)Fernando Vieira Filho - Psicoterapeuta/clínico, palestrante e escritor. Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012. E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books:                                                                                                                        
PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz.                                            PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis.                                                                                                                                              SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.
E-mail de contato: ffvfilho@terra.com.br
(34) 9 9972-4096 – Fone e WhatsApp para contato.
Conheça seus blogs e sites:

6 comentários:

  1. legal... acho que agora entendi.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, consegui entender a diferença com clareza. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Interessante. Ao ler as descrições de um psicopata, todas elas sem exceção, me fez lembrar de um ex presidente brasileiro com 9 dedos nas mãos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, isso é realmente muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. ACHEI MUITO INTERESSANTE, POIS TIREI UMA DÚVIDA QUE CARREGO COMIGO, POIS TENHO UM CUNHADO COM ESTAS CARACTERÍSTICAS DE PSICOPATIA,E UMA MULHER COM PROBLEMA BIPOLAR PSICÓTICO, E PENSAVA QUE O PROBLEMA ERAM IGUAIS MAS MANEIRAS DIFERENTES DE AGIR, UM DO OUTRO

    ResponderExcluir
  6. um estudo afirmava que apenas 4% da população mundial é psicopata, mas com as manifestações da psicopatia, parece que 100% da população mundial é psicopata.

    1-Regras são desrespeitadas por todos, ainda mais dentro de ditaduras políticas como parte de alguma revolução social. A Internet, praticamente, é o lugar onde ninguém respeita nenhuma lei ou regra.

    2-Estabelecer relacionamentos com facilidade e agradar um ouvinte com a opinião que ele quer ouvir é muito recorrente. Só pode ser excluído dessa lista quem for tímido ou anti-social, porque de resto, todo político, todo formado de opinião, todo carismático, toda pessoa que domine pelo menos a arte da conversa e do discurso pode ser incluído nisso.

    3-Isso também é até que normal no cotidiano. Você tem uma pessoa, você fala algo que ela não gosta, e ela explode. Na Internet, isso é ainda mais comum. Vai numa pagina de Face modinha, critica o dono da pagina e verá seus seguidores fanáticos junto com o dono surtarem e te atacarem.

    4-outra coisa comum na sociedade. Assumir sua culpa é uma atitude rara, mais raro ainda é assumir inteiramente a culpa. O que mais vejo é gente jogar a culpa nos outros ou simplesmente relativizar a culpa "eu fiz isso, mas o outro também fez a mesma coisa que eu fiz, então ele também deveria ser culpado". E aprender com punições também é algo raro que, só é normal, se for colocado dentro da fase infantil, fora dela, dificilmente verá um adulto aprender com as merdas que fez.

    5-De novo, mais uma coisa normal na sociedade.

    6-Característica do homem moderno e da mulher moderno. Fingir com um sorriso no rosto que é a melhor pessoa do mundo, mas agir de forma completamente oposta. Vi isso em Karnal, cara que expõe a ideia de ser humilde, gente boa, honesto e generoso, mas no fim, nada disso passa de superficialidade. Ainda mais quando o "grande pensador" já expos um discurso de ódio na maior naturalidade.

    7-outra coisa que da pra ver de monte, é raro haver um ser humano que tenha um pouco de humanidade e empatia. Você pode ver, líderes políticos e militares tratam vidas como se fossem lixos. Certos líderes religiosos tratam vidas como se fossem absolutamente nada. Grandes empresários tratam vidas como apenas uma forma de ganhar dinheiro. Até mesmo uma pessoa normal, de mente saudavel, completamente desprovida de disturbios, trata uma vida na maior frieza. Um homem pode tratar um bandido como um lixo e esse mesmo homem pode desejar a morte do mesmo com prazer.

    8-Na zona rural e na caça, prazer em matar animais é quase que recorrente. A quantidade de caçadores que acham ótimo caçar animais somente pra ter um pedaço da pele deles em suas roupas ou paredes de casa, e tacam o foda-se se o animal está em extinção, é imensa.

    9-Ser incapaz de amar é até um motivo bom. Mas uma pessoa incapaz de manter uma relação duradoura e leal é comum. Quase toda sociedade moderna é assim.

    10-De novo, mais uma coisa normal na sociedade.

    sei lá, psicopatia, pra mim, parece mais um assunto filosófico do que psicológico. Por causa de todas as contradições (é um distúrbio, mas não é uma doença; não é uma doença, mas não é normal; não é uma doença, mas sempre se referem a tratamento e cura) e aos motivos da psicopatia que praticamente se igualam aos motivos de uma pessoa saudável pode fazer, só servem pra fazer refletir sobre o que é realmente a psicopatia

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Qualquer entre em contato comigo pelo WhastApp (34) 99972 4096